Olá leitoras lindas do blog da Manu!! Hoje vim falar sobre um assunto muito legal (conhecimento nunca é demais...) Quem nunca ouviu algum nutricionista falar: A alimentação deve ser equilibrada e colorida! 
Mas você sabe porque que nós, profissionais da área de alimentação sempre falamos que quanto mais a alimentação for colorida é mais saudável?? (não estou falando de jujubas e balas que possuem corantes artificiais pra dar cor!)
Se você quer ficar de bem com o espelho e manter distância da farmácia, deve comer frutas e verduras todos os dias. Uma estratégia para variar o cardápio é usar as cores como guia. Vamos conhecer?
Laranja e Amarelo: Abóbora, Mamão, Cenoura, Damasco, Laranja, Melão, Milho, Manga...
O que eles têm? São ricos em Betacaroteno, substância que deixa a pele macia e o cabelo brilhante, e vitaminas C e E, antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico e te deixam livre de doenças e evitam rugas precoces.
Vermelho: Ameixa vermelha, Goiaba, Melancia, Morango, Tomate...
O que eles têm? Possuem o Licopeno, um pigmento que dá cor vermelha a esses alimentos e possui o efeito de retardar o envelhecimento das células, prevenindo uma série de doenças e prolongando a juventude.
Verde: Espinafre, Brócolis, Couve flor, manteiga e de Bruxelas, repolho, mostarda, acelga, kiwi...
O que eles têm? Possuem Caratenóides, que corresponde a família de antioxidantes mais poderosa contra as rugas. Também contém ferro, que garante disposição no dia a dia e fibras, importantes para a saúde intestinal.
Azul e Púrpura: Açaí, Amora, Berinjela, Cereja, Framboesa, Jabuticaba, Repolho roxo, Uva rosada...
O que eles têm? Possuem Ancitocinas, um antioxidante capaz de prevenir infecções e fortalecer o sistema imunológico.
Branco: Alho, Cebola, Alho Poró...
O que eles têm? Uma substância chamada Alicina, um fitoquímico capaz de combater infecções, reduzir colesterol e a pressão sanguínea.
Marrom: Arroz integral, Castanhas, Linhaça, Nozes, Sementes...
O que eles têm?Fibras, selênio, zinco, magnésio, ferro, cobre, potássio, vitaminas E, B1,B2,B6, além de cálcio (importante para os ossos), proteínas e gorduras boas (amigas do coração).
Agora ficou claro porque os nutris sempre pedem que a alimentação seja colorida né??
Estar bem nutrida vai te livrar de várias doenças e ainda por cima vai te deixar sempre linda!!!
Agora é só colocar em prática e colher os benefícios!
Beijos da nutri :)
Me sigam nas redes sociais!!!
Snap: nutridessa (aqui é onde eu posto mais dicas no dia-a-dia)
Face: Andressa Rayanna
Insta: andressarayannanutri



2 Comentários

Deixe um comentário