Amoresss!! Tudo bem com vocês?? E o finde?? Espero que tenham aproveitado bastante! 
Bom, hoje é segunda e segunda é dia da: COLUNA DA NUTRI!! Aêeeeee :)
A Dessa preparou um texto super legal, que gera muita dúvida entre as  pessoas que estão buscando uma vida mais saudável. 
Por isso, o post de hoje é especial para as formiguinhas de plantão!! (Meee, hahaha)

O açúcar está presente em nosso dia-a-dia e muitas vezes vamos ao supermercado na sessão das coisas “saudáveis” e nos deparamos com vários tipos de açúcares. Sempre surge a dúvida: Qual é o melhor? Mais saudável? Então vamos as dicas e esclarecimentos para que haja uma melhor escolha na hora da compra!

Segue a escala do "melhor" para o pior:

Açúcar Mascavo: Possui cor caramelo e não passa pelo processo de refinamento, tendo uma melhor qualidade nutricional. Seus nutrientes como o Cálcio, Ferro e os sais minerais são preservados.
 Açúcar demerara: Passa por um processo de refinamento leve e não recebe nenhum aditivo químico. Possui valores nutricionais altos, parecidos com o do açúcar mascavo.

Açúcar Orgânico: Durante o processo de plantio até o processo de industrialização, este açúcar não utiliza ingredientes artificiais e nem agrotóxicos durante o plantio da matéria- prima.
Açúcar Light: Surge da combinação do açúcar refinado com adoçantes artificiais.
Açúcar Cristal: No seu processo de refinamento, ele perde cerca de 90% dos sais minerais.   
 Açúcar refinado: No seu processo de refinamento, são adicionados aditivos químicos como o enxofre para deixar a sua aparência clara e uniforme.
Açúcar de confeiteiro: Antes de ser empacotado recebe uma pequena quantidade de amido de arroz, milho ou fosfato para evitar que os grãos fiquem grudados.

O açúcar fornece energia imediata, possui sabor agradável e serve como calmante naquele período de TPM, já que auxilia na produção da serotonina, hormônio encarregado de regular o bom humor. Entretanto, as preparações doces, normalmente possuem elevado teor calórico, aumenta a chance de desencadeamento do Diabetes, câncer e possui malefícios que eu poderia ficar falando em vários posts.
Vale lembrar que provoca a perda da elasticidade da pele, desencadeando a flacidez e a celulite, provoca o envelhecimento precoce, faz mal aos dentes, contribui para o ganho de peso, causa varizes, prejudica o funcionamento do intestino, provoca desidratação na pele, deixando-a mais seca.
Por ser uma substância viciante, não indico tirar de uma vez todo o açúcar da dieta, mas fazer escolhas mais saudáveis e ir tirando aos poucos é uma escolha inteligente.
Em breve teremos posts falando sobre os tipos de adoçantes!! Acompanhe sempre...
Agora é só colocar em prática e colher os benefícios!!
Até a próxima segunda e deixem aqui suas sugestões de temas para a nossa coluna!
Beijos



2 Comentários

Deixe um comentário