Amoress!!


Ultimamente temos lidos em jornais, revistas e outros meios de comunicação que a situação financeira do nosso país não anda tão "boa das pernas",que com o aumento do dólar e todos os tributos nosso orçamento está ficando cada vez mais apertado e dificultando a vida de quem queria fazer aquela viagem para o exterior, comprar aquele sapato mais caro ou simplesmente poupar.



Pra quem não sabe, estou me formando em Marketing e meu noivo em Administração e nós sempre conversamos sobre como podemos reduzir os gastos, evitar compras desnecessárias, etc.

Claro que pra mim e acredito que para a maioria das mulheres é humanamente impossível resistir as vitrines com adesivos enormes escrito SALE!! DESCONTOS!! PROMOÇÃO!! 50% OFF!!

Mas, hoje quero dizer que sim, é possível comprar, pagar suas contas em dia, poupar e ainda viajar!!

Por isso, fiz uma listinha básica (que funciona pra mim) com 5 PASSOS de como vocês podem melhorar essa situação já!!

Vamos lá!!

1- ORGANIZE-SE:





Faça uma lista com todos seu gastos básicos (aluguel, faculdade, alimentação...).
A visualização é a melhor maneira de saber quanto você realmente gasta por mês, evitando assim os "achismos" e dividas no fim do mês. 
Esses gastos básicos podem se equivalentes a no máximo  2/4 do seu salário. Então nada de comer ovo e arrotar caviar!! O trato é por os pés no chão. Se você não pode morar em um apartamento de 2 quartos não o faça.


2- CALCULE



Separe o seu salário em 3 tipos de conta: BÁSICO, BOLSO, POUPANÇA.

2.1- O BÁSICO é tudo que você gasta para sobreviver (olhe tópico 1).

2.2- Chamo de  BOLSO tudo que é extra, no meu caso sempre é quanto estou disposta a gastar com restaurantes, roupas, salão e etc. 

OBS: Cuidado para que o BOLSO não seja maior que 1/4 do seu salário, quanto menos gastar nessa conta mais poderá usar para poupar.

2.3- A melhor parte de todas pra mim é a POUPANÇA
Com ela em dia posso planejar minhas viagens, fazer aquela compra desejada e investir em algo mais pra frente. Certifique-se também que o valor a ser creditado aqui deve ser de no minimo 1/4 do seu salário. 

OBS: O que vai te motivar a poupar é ter um ALVO! Se você não tiver algo pelo que poupar provavelmente essa conta não existirá e você acabará usando essa parte do dinheiro no BOLSO. Ah! Venhamos e convenhamos todas nós temos sonhos, seja ele uma viajem, um carro, uma joia... Enfim.. Não descuide nunca dos seu ALVOS para que sempre tenha algo em mente e não perca o foco!


3- QUESTIONE-SE




Antes de fazer aquela compra por impulso, pare, pense, respire e se pergunte: "Eu preciso mesmo disso?"

Se você titubear desista, você não precisa disso!! 

4- CARTÕES DE CRÉDITO



Essa palavra é mágica para as gastadeiras de plantão, porque você sabe que pode ter o que quer sem precisar pagar agora. E é aí que mora o perigo!!

Você está certa quando pensa que não precisa pagar agora, porém vai precisar pagar. Por isso, evite o máximo usar seus cartões de crédito, separe o dinheiro destinado para sua conta BOLSO em um único cartão de débito. Assim, quando seu dinheiro estiver acabando saberá que é hora de parar e isso não comprometerá o sucesso das suas finanças.

5- FAÇA ESCOLHAS



Parece até um pouco contraditório...Eu que sempre posto sobre minhas comprinhas vir aqui e falar sobre isso com vocês, né?

Mas, eu só consigo comprar o que desejo, viajar e tudo mais, porque deixo de fazer muitaaaa coisa.

Eu mesma que corto e pinto meu cabelo, faço minhas unhas, minha sobrancelha, garimpo todas as liquidações antes de comprar e não tenho vergonha de pedir emprestado ou trocar algo com as minhas amigas. Isso faz com que eu economize muito e possa investir em outras coisas.

Claro que nem todo mundo tem aptidão pra fazer o que eu faço, isso é só um exemplo. Você pode perfeitamente parar de tomar cafezinho na rua ou almoçar fora todo dia...

Sabe aquela bala que compra no bus ou o troco que você não pega no mercado? Tudo isso faz diferença!!

Saiba escolher!!

Acho que é isso meninas!! Espero que essas pequenas dicas de alguém que não é especialista no assunto possa ajudá-las a se organizarem melhor financeiramente e permitir que passem por essa crise sem ter que sacrificar tanto os desejos materiais e sonhos!!




Me acompanhem também lá no FACEBOOK INSTAGRAM :) Tem sempre uma novidade!!

Até a próxima!!

Beijoooss







Deixe um comentário